Páginas

De que maneira devo cumprimentar as pessoas?

A apresentação é o primeiro passo do conhecimento em sociedade. E há diversas maneiras de nos apresentarmos as pessoas. Veja a seguir algumas dicas de etiqueta social para apresentações e cumprimentos:

O aperto de mão, por exemplo, deve ser firme, para passar respeito. Não deve ser muito fraco, e nem muito forte. O beijo cabe se houver intimidade com as pessoas, como amigos íntimos ou familiares.



Sorrir e ser simpático é fundamental em qualquer cumprimento. E quem chega ao local sempre deve cumprimentar os demais presentes.

A pessoa menos influente ou mais jovem sempre é apresentada à mais influente e/ou mais velha, e nunca ou contrário.

Outra dica é quando for cumprimentar jamais mantenha as mãos nos bolsos. E é sempre importante apresentar-se ao anfitrião assim que chegar a um evento, principalmente se você for convidado por outra pessoa.

Beijar a mão de uma mulher na hora do cumprimento é uma prática raramente usada hoje em dia, e quando for, deve ser apenas feita com senhoras, nunca com senhoritas. Não se beija a mão em praia, campo ou fazenda.

Quando a pessoa a quem se apresenta é muito conhecida, ou se essa pessoa é homenageada na ocasião (todos deverão saber disso), não haverá necessidade de mencionar seu nome, apenas o da apresentada.

Se você for apresentado a alguém e não entendeu o nome, pergunte novamente. É essencial guardar o nome dos novos conhecidos. Porém se você for apresentado a um Chefe de Estado, Ministro ou a outra personalidade e não entendeu o nome, não pergunte novamente.

E não se esqueça de nunca cumprimentar olhando para o outro lado. Ao cumprimentar, olhe nos olhos da pessoa.

Nenhum comentário: