Páginas

Dicas gerais de apresentações e cumprimentos

Veja a seguir dicas de cumprimentos e apresentações necessárias para um bom convívio social:

Quando nos apresentam alguém, devemos sempre responder “Muito prazer” ou “Encantado”. Não se estende a mão a um doente ou na mesa de refeições.

Quem entra num elevador residencial ou num salão, cede o passo aos mais idosos e as senhoras, e faz uma saudação com um aceno de cabeça simples. Quem recebeu a saudação, deve corresponder com a mesma gentileza.

Em um salão ou outro lugar fechado, geralmente a saudação é acompanhada do aperto de mãos. Já quando alguém se aproxima de um grupo numeroso, não é obrigatório apertar a mão de todos. Basta saudar com a cabeça. Se quiser, poderá apertar a mão de uma ou duas pessoas mais conhecidas.

Não se deve estender a mão, num restaurante, quando se está à mesa ou a outra pessoa o está. Basta uma saudação com a cabeça, mesmo que se chegue à mesa para conversar. Nesse caso, os homens levantam-se para cumprimentar, de longe, a senhora ou senhor.

Em casamentos, evite cumprimentar os noivos por um período muito longo, pois o casal terá muitas pessoas para cumprimentar neste dia. Se o casamento for o seu, é possível agradecer os presentes e flores na igreja ou salão de festas, ou então enviar depois um bilhete agradecendo todas as pessoas.


Uma pessoa educada sempre dará bom dia, boa tarde ou boa noite, seja em que lugar e com quem for. Além disso, o “por favor”, o “obrigado” e “minhas desculpas” sempre deverão ser usados quando necessário.

Nenhum comentário: