Páginas

Etiqueta à mesa II

No post anterior, citei algumas regras básicas de etiqueta à mesa. Por ser assunto bastante requisitado a segue abaixo mais algumas dicas gerais para nos situarmos mais sobre esse tema:


Abra o guardanapo de pano no colo. Depois da refeição, coloque-o sobre a mesa, do lado esquerdo do prato.

Se o frango for servido como aperitivo (frango à passarinho), é possível segurá-lo com guardanapo. Porém se for servido à mesa, utilize o garfo.

Em vez de cortar as folhas da salada, dobre-as com a ajuda dos talheres. Muitas vezes as folhas já são servidas rasgadas ou cortadas. Nesse caso não há necessidade de dobra-las.

Não faça barulho com a sopa, nem assopre a colher. Comece a tomar pelas bordas, que é onde a comida esfria mais rápido.

Para evitar garfadas grandes demais, pegue os fios de macarrão que estiverem na ponta do prato, e sempre enrole o macarrão. Se sobrar algum fora da boca, corte-o com o dente, e deixe cair naturalmente de volta no prato.

Após terminar de comer, coloque o garfo e a faca com os cabos voltados para a direita, inclinados para baixo. E em hipótese nenhuma utilize palito para limpar os dentes. Além de feio e falta de educação, este hábito pode acabar ainda machucando a gengiva.

Jamais fume à mesa. E a tempo! Sempre saiba a hora de ir embora. Respeite os anfitriões, que dão dicas quando estão cansados.

Nenhum comentário: