Páginas

Etiqueta Social


A etiqueta (do francês étiquette) é um conjunto de regras comportamentais dentro da sociedade. Várias pessoas acabam por confundir etiqueta com futilidade e até esnobismo. Porém o que muitos ainda não sabem é que ela é fundamental para a boa convivência.


A etiqueta pode ser considerada a arte dos bons costumes e boas maneiras. É muito importante a influência da etiqueta nas atividades humanas. Ela define o comportamento ideal, através das regras que estabelecem a maneira adequada de agir.

Muitas dessas regras são criadas a partir da prática e das tradições que são passadas de geração para geração.

A etiqueta é essencial e deve ser praticada por todos. Devemos ter etiqueta em todas as ocasiões e situações: jantares, eventos, confraternizações, no trabalho, na academia, em viagens e até nas redes sociais. Ou seja, a etiqueta deve estar presente no dia-a-dia de todas as pessoas.

A etiqueta social pode ser considerada sinônimo de educação, respeito, elegância e cordialidade. Ela é associada a diversos aspectos: linguagem corporal e verbal, vestimentas, cumprimentos, gestos, etc.

Cada sociedade cria o seu conjunto de regras comportamentais, de acordo com suas culturas e vivências. Apesar de ser diferente em cada canto do mundo, o objetivo é o mesmo, e sempre será um dever a ser cumprido, preservado e ensinado.

Nenhum comentário: