Páginas

Festas de Reveillon

O Réveillon é a comemoração da passagem de ano do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro do ano seguinte. A palavra veio do francês e significa “despertar” ou “retomar”, em referência à nova etapa de uma vida que se inicia. Curiosamente, o termo era anteriormente empregado para nomear a noite da ceia de Natal e só posteriormente passou a designar a virada do ano.


A festa de Ano Novo já é uma tradição no Brasil e em boa parte do mundo, assumindo, em muitos casos, um caráter religioso cristão. No entanto, a origem do Réveillon é muito anterior ao cristianismo, sendo geralmente atribuída à Mesopotâmia, em 2000 a.C., em uma comemoração a algo como o “Festival de Ano Novo”. Persas, fenícios, assírios e gregos, desde tempos remotos, também realizavam as suas celebrações de passagem de ano.

No Réveillon devemos entrar no clima de festa! E nada mais sensato do que seguir algumas dicas para que tudo corra bem. Veja a seguir:

Se for passar na casa de alguém, lembre-se de que é o dono da casa quem dita as regras. Mesmo que você não acredite, entre no espírito das superstições e simpatias que o anfitrião fizer.

Saber o tipo da confraternização e o dress code (ou seja, a vestimenta) também é essencial.

Evite levar pessoas que não foram convidadas, até porque os anfitriões não são obrigados a recebê-los e ter provisões além do que tinham planejado. Se desejar levar mais alguém, pergunte ao anfitrião, com dias de antecedência, se é possível levar mais alguém. E não esqueça: apenas uma pessoa!

Nenhum comentário: