Páginas

Noite de Natal

O Dia de Natal é uma festa religiosa cristã comemorada anualmente em 25 de Dezembro (nos países eslavos e ortodoxos cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro). 

Originalmente destinada a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno, a festividade foi resinificada pela Igreja Católica no século III para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano e então passou a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.


Embora tradicionalmente seja um dia santificado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas e presépios. Além disso, o Papai Noel (conhecido como Pai Natal em Portugal) é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças.

Algumas regras de etiqueta devem ser seguidas nesta época do ano. Nas festas de família, por exemplo, geralmente ocorrem briguinhas, já que muitas pessoas decidem "lavar a roupa suja". As pessoas devem resolver os seus problemas e desavenças antes, e não durante as comemorações. O importante é resolver entre o Réveillon e o Natal, e não entre o Natal e o Réveillon. A dica é: aproveitar a festa, entrar no clima, e aproveitar para exercitar a paciência e a tolerância. Saiba confraternizar!

Além dos assuntos mal resolvidos de família, evite também assuntos polêmicos, como religião e política.

Se for passar o Natal fora de casa, é fundamental perguntar ao anfitrião o que ele gostaria que levasse para a ceia. Não se esqueça de levar os pratos em recipientes descartáveis. Além de ser mais prático, não será necessário pedir ao anfitrião no final da festa ou até esquecer.

Nunca diga que não gostou do presente recebido. Além disso, sempre capriche no embrulho do presente. Nada como chegar com uma bela embalagem nesta data especial, não é mesmo?

Nenhum comentário: