Páginas

O que é Sousplat

Também conhecido como “prato de apresentação” ou “prato de baixo”, o sousplat (pronuncia-se “suplá" - do francês “debaixo ou sob o prato”), é uma espécie de prato maior que o de refeição e mede cerca de 35 cm de diâmetro. Serve como base para os pratos, que serão substituídos ao longo do almoço ou jantar.


O sousplat segue uma das principais regras de etiqueta, que é nunca deixar a mesa vazia durante a troca de pratos, por exemplo, quando o prato de entrada é substituído pelo principal.

Pode parecer que sim, mas o sousplat não é apenas um item decorativo. Ele serve para evitar que os pratos deslizem sobre a mesa e que a comida respingue sobre a toalha. Os sousplats devem ficar posicionados há aproximadamente 2,5 cm da borda da mesa.

O sousplat deve ser utilizado apenas em refeições completas, que incluam entrada, prato principal e sobremesa. Porém as sobremesas nunca devem ser servidas sobre sousplats. Na hora de servi-las, eles são retirados da mesa.

A recomendação é colocar um pequeno tecido rendado  ou suportes de pratos que imitam rendas sobre sousplats de vidro, prata ou aço inox, para evitar que o prato deslize e provoque ruídos.

Antes de os convidados se sentarem, os sousplats já devem estar posicionados à mesa.

Nenhum comentário: