Páginas

Quando o assunto é pontualidade

“A pontualidade é da boa educação dos reis, e o dever de toda pessoa de bem”

Luis XIV, Rei da França


A pontualidade é algo essencial na etiqueta social e empresarial, e deveria ser seguida por todas as pessoas. A pontualidade faz parte dos bons modos e da educação. Até porque fazer as pessoas esperarem é uma péssima ideia, principalmente quando o assunto envolve o trabalho. Pontualidade é um pequeno e importante detalhe, mas que pode fazer toda a diferença.

Uma única vez de atraso ainda é tolerável. Às vezes surgem compromissos inesperados, trânsito, ou outras emergências. Porém na segunda vez já é possível perder a credibilidade com a pessoa que está esperando. Além disso, a pessoa poderá criar uma má imagem da pessoa que está atrasada. Pontualidade demonstra consideração.

O convidado de um compromisso, não deve chegar nem muito cedo e nem muito tarde. O indicado e ideal é chegar entre 15 a 30 minutos antes do compromisso.

Quem convida para uma reunião ou jantar, não deve submeter os convidados presentes aos atrasos de outros. Após 15 minutos do horário marcado, independente se alguém estiver atrasado, o anfitrião deve iniciar a reunião ou servir o jantar/almoço.

Se chegar atrasado, a pessoa deve pedir desculpas a todos os presentes por ter retardado a refeição ou reunião.

Se os 15 minutos de tolerância já se passaram e o jantar já iniciou, a pessoa que está atrasada é servida do prato que estiver na mesa no momento. Se as outras pessoas já estiverem na sobremesa, por exemplo, o anfitrião irá até a cozinha e servirá apenas uma porção do prato principal.

Nenhum comentário: