Páginas

Queijo Gruyère

O Gruyère é um queijo duro suíço, originário da cidade de Gruyères e produzido nos cantões de Fribourg, Vaud, Neuchâtel, Jura e Berne.

Uma das características do queijo Gruyère é a de possuir buracos embora estes sejam menores e em menor quantidade do que no queijo Emmenthal. O Gruyère é copiado por todo o mundo e por vezes é comercializado sob a forma de pasta fundida (esta sem os característicos buracos). O sabor do Gruyère é mais forte do que o Emmenthal e sua textura mais cremosa. É utilizado somente leite de vaca no seu preparo, ao qual se adiciona um pouco de açúcar. A casca natural é dura, seca e de cor castanho-ferrugem mais escura que a do Emmenthal. A textura do queijo é ligeiramente granulosa, densa e compacta mas flexível. À degustação o Gruyère apresenta um sabor frutado num primeiro momento, para depois surgir um ligeiro sabor de avelã.


O queijo Gruyère é um dos ingredientes principais quando o assunto é fondue. Mas sua utilização culinária não para por aí, o Gruyère possui um rico valor gastronômico e pode ser consumido com frutas, pães, sanduíches, legumes gratinados, sopas, molhos, ou simplesmente puro, acompanhado de vinhos tintos leves, brancos secos ou champanhe. O queijo Gruyère é ideal para servir em jantares e festas sofisticadas, mas nada impede que seja consumido a qualquer hora do dia!

Nenhum comentário: