Páginas

Sobre convites de festas & eventos

Saber convidar e deixar nossos convidados felizes e satisfeitos em festas e eventos é fundamental quando o assunto é etiqueta. E não estamos falando apenas de convites feitos por cartas, mas também os convites feitos por telefone, emails e até por redes sociais!


E nada como ser lembrado por sua classe e domínio de etiqueta, até na hora de fazer um convite, não é mesmo? Afinal, todos nós queremos causar uma boa impressão. Por isso vamos ver abaixo algumas dicas e regras na hora de convidar:

Para ocasiões informais, o convite pode ser feito pessoalmente, por telefone, e-mail ou rede social. Já em em ocasiões mais formais, o convite pode ser impresso, desde o mais simples ao mais sofisticado. O que irá depender do gosto e estilo de quem irá recepcionar. Por exemplo, em situações como formaturas e casamentos, o convite impresso é essencial, e deve conter a data, hora e o traje adequado.

O anfitrião sempre deve ser pontual, até para não constranger convidados que chegam no horário. Se for um evento grande, não é necessário que o anfitrião apresente todos os convidados uns aos outros, somente alguns se desejar.

Os convites impressos que trazem a sigla R.S.V.P. (do francês répondez s`il vous plait) significa: responda por favor. Ou seja, se você receber um convite assim, responda em no máximo 48 horas, depois de recebido, se vai ou não ao evento.

Eventos formais, convites formais. Eventos informais, convites informais. Os convites deverão estar de acordo com o estilo do evento. É fundamental que os convidados entendam o estilo da ocasião de imediato. Se o evento for mais formal, irá exigir que os trajes também sejam. Por isso, informe o tipo de traje no convite, com destaque.

Um ponto importante a ser lembrado é a linguagem que o convite terá. Se for para uma festa infantil, escreva o convite de maneira mais divertida. Porém se for algo mais sério, seja mais formal ao escrever.

Nenhum comentário: