Páginas

A importância das regras de etiqueta nos dias de hoje

Você pode imaginar como seria viver harmoniosamente e em total civilidade se as regras de etiqueta não existissem? Como seria o cotidiano das pessoas em suas casas ou em seus trabalhos? Como iriamos nos comportar em lugares de lazer ou em cerimonias sociais?

A etiqueta é fundamental em todos os casos. Nada melhor do que bons modos e boas maneiras. São diversos os benefícios que o uso da etiqueta nos proporciona. O principal, é que os bons modos tornam a pessoa uma companhia agradável, que consegue sempre se posicionar com segurança, firmeza e espontaneidade.

Cada cultura, cada época, cada povo, tem suas próprias regras comportamentais. Seguir estas regras é uma arte que pode - e deve - ser aprendida e dominada, seguindo bom senso, e respeito pelos seres com quem convivemos. Comportamentos adequados e éticos aumentam os níveis de confiabilidade e credibilidade em nossa atuação como ser social e profissional.


A etiqueta não está apenas na mesa. Etiqueta está associada à educação. É essencial usarmos no dia-a-dia algumas palavras básicas, porém mágicas: por favor; obrigado; desculpe; com licença. Além disso, cumprimentar é essencial e faz parte das regras de etiqueta. Você já se imaginou vivendo sem essas regras básicas? Com certeza não seria fácil, por isso que as regras de etiqueta social e profissional são tão importantes.


Nenhum comentário: