Páginas

Candelabros à mesa

Os candelabros são importantes adornos na hora de decorar a mesa de um jantar formal! Eles podem ser de prata, cristal, cerâmica ou vidro. Quando colocamos velas em uma mesa deve-se acendê-las, e jamais deixá-las apagadas. Estas serão acesas antes dos convidados sentarem-se à mesa. A luz difusa embeleza e promove tranquilidade ao ambiente.




Em um jantar formal as cores das velas devem ser cor marfim. Contudo, a variação das matizes das velas deve ser levada em consideração. Encontra-se todo tipo de cor à venda. No entanto, lembre-se que as velas devem harmonizar com os arranjos de flores, o padrão da toalha ou os demais elementos que irão compor a mesa.

Preste atenção para usar velas novas. O resultado é o toque de cor e distinção. Ao comprar velas, tenha em mente que não exalem nenhum perfume. O único aroma permitido será o da comida e do vinho.

As velas devem ser suficientemente altas para que a luz não incomode as pessoas, e o número deve ser determinado pelo tamanho da mesa e da quantidade de luz necessária.


Os candelabros jamais devem comparecer numa mesa para almoço. Como estas peças geralmente são decorativas, deixe-as em alguma mesa auxiliar na sala de jantar acesas. Outra opção é colocá-los na sala de visitas, sem que se acenda as velas.

Na hora dos comensais dirigirem-se para a mesa, uma vez que as velas estejam acesas, pode-se abaixar a intensidade da luz ambiente sem exageros. Ter-se uma refeição à luz de velas é romântico e elegante, mas lembre-se que a iluminação deve permitir notar-se os alimentos que se vai consumir.


Dica de Zeferina Brasil

Ao colocar as velas, coloque na base do candelabro ou do castiçal, um pouco da massinha de moldar da mesma cor, isso fará que elas fiquem bem presas, sem correr o risco de entortarem, ou mesmo caírem, causando um inconveniente desagradável.

Nenhum comentário: