Páginas

Como se comportar bem em viagens

"A verdadeira arte de viajar... A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa, como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo. Não importa que os compromissos, as obrigações, estejam ali... Chegamos de muito longe, de alma aberta e o coração cantando!"
Mario Quintana

Quem discorda que  viajar desperta emoções e aumenta os nossos conhecimentos? De certo que ninguém, não é mesmo? Então veja abaixo algumas dicas de etiqueta em viagens para aproveita-las ao máximo:

Viajar com muita bagagem é deselegante e nada prático. Em viagens mais longas e/ou para o exterior, duas malas (uma mala grande e uma de mão) são suficientes para garantir conforto. Já para poucos dias, uma mala (de tamanho médio ou grande) é o suficiente.

Quando for visitar alguém, durante a viagem, jamais suba ao quarto do hotel sem avisar na recepção. E evite falar alto e fazer muitos barulhos no quarto do hotel.

Não fique passeando entre os corredores do avião ou do ônibus. Isso pode atrapalhar o serviço de bordo e os passageiros. Tanto no avião quanto no ônibus, não seja espaçoso demais, nem inconveniente.

Dê gorjetas de acordo com a sua possibilidade financeira. Em restaurantes, navios, navios, hotéis… É uma atitude educada! E se você não gostou da comida do avião não coma, mas evite reclamar.

Evite pedir "presentinhos" para alguém que vai viajar ao exterior. É um grande inconveniente e poderá causar transtornos desnecessários ao viajante. Deixe que o viajante pergunte se você deseja algo. E se for você que irá viajar, não se preocupe em recusar quando alguém lhe pedir.

Se ocorrer algum problema no hotel, reclame apenas se for necessário e para a pessoa certa, mas sempre sendo discreto.

Nenhum comentário: