Páginas

Etiqueta Social em Viagens

Viajar é sempre bom! No entanto, para evitar gafes fique atento à certas regras de etiqueta como sinal de respeito e educação a outras culturas. Veja a seguir quais são:

Pesquise a respeito de cada cultura. Planeje o lugar que irá conhecer, o período disponível e o roteiro.


Para as mulheres: o avião não é lugar para andar com saltos altíssimos, porém também não é o caso de ir de chinelos. Opte por um sapato de salto baixo ou um tênis. Cuidado com as meias: muitos calçados acabam não passando no aparelho de raio-x e se for necessário tirá-los é bom não fazer feio.

Evite roupas apertadas ou muito curtas, para não se sentir desconfortável durante o voo, até porque a temperatura no avião é sempre mais baixa.

Para as crianças: fique de olho para que elas não façam muito barulho, nem chutem a poltrona da frente ou façam outra coisa desagradável apenas para chamar a atenção.

Dentro do ônibus, evite ficar conversando alto no celular. E no outro lado da linha a pessoa não conseguir ouvir direito, envie uma mensagem ou retorne a ligação quando chegar ao seu destino. E se desejar ouvir música, use sempre o fone de ouvido com volume baixo.

Evite comer dentro do ônibus para não sujar e deixar cheiro. Prefira fazer um lanche nas paradas ou então belisque alimentos leves como frutas ou barras de cereais. Jamais jogue lixo no chão.

Respeite as orientações passadas pelos comissários de bordo. E não esqueça de moderar os movimentos dos braços ao ler revistas e jornal. As pessoas sentadas ao seu lado agradecem.

Ao seguir as regras sociais de etiqueta, você certamente fará uma boa viagem e seus companheiros também!

Nenhum comentário: