Páginas

Queijo Brie

Queijo francês de massa mole, preparado com leite cru de vaca, que se deve seu nome à região homônima a leste de Paris. De forma cilíndrica e peso que varia de 250g a 2kg, é um queijo de crosta recoberta por mofo branco. A massa de cor amarelo clara tem um gosto ácido e levemente picante.


De sabor delicado, considera-se em boas condições se estiver mole, mas sem escorrer. O seu sabor e textura se modificam de acordo com a sua maturação: os sabores mais suaves e as texturas mais macias são encontrados em peças com até trinta dias de maturação; para um sabor mais apurado e uma textura cremosa, são indicadas peças com mais de trinta dias.


Se você estiver numa festa, coma fatias dele. É considerado rude raspar o interior do queijo. Se a borda não lhe atrair, simplesmente corte-a diagonalmente para maximizar a quantidade “interior” consumida.

Para melhor ser degustado, o brie deve ser retirado da refrigeração 30 minutos antes de ser servido. Experimente com maçãs ou peras, geleia de figo, mel ou compota de cereja azeda, pão francês em pequenos pedaços, amêndoas ou nozes doces e biscoitos brancos. Acompanha muito bem vinho Pinot Noir.

Nenhum comentário: