Páginas

Viagens a trabalho

Situação comum em empresas são os funcionários viajarem à trabalho ou treinamento. Para isso, é necessário tomar alguns cuidados e seguir regras importantes de etiqueta, principalmente se a viagem for na companhia do chefe. Mas claro, que tudo irá depender da relação que o funcionário tem com o chefe, do ambiente em que trabalham, do setor da empresa, do estilo do chefe, etc.


Para começar, as pessoas devem saber que se trata de uma viagem de trabalho e não de lazer. É necessário verificar o que estará incluso na viagem e tentar não extrapolar o limite financeiro estipulado pela empresa.

Uma dica importante é ser discreto. Não fique reclamando dos atrasos, do hotel, da comida, enfim, de tudo. Além disso, seja sempre educado e tenha bom humor.

Em uma viagem à trabalho, é fundamental vestir-se bem desde o princípio. Ao chegar ao aeroporto, esteja bem vestido. Ao sair para encontros e reuniões, esteja bem vestido. Ao sair para jantares, esteja bem vestido. Ou seja, sempre esteja vestido adequadamente para cada situação. Uma boa dica é pesquisar sobre a melhor maneira de se vestir no destino, antes de sair de casa. E lembre-se sempre de que no mundo corporativo, menos é mais.

Não se atrase! Se forem viajar de avião, faça o check-in adiantado e tenha tempo. É muito melhor esperar, do que se atrasar, ainda mais se estiver na companhia do chefe. Lembre-se de que várias das grandes cidades brasileiras têm trânsito, por isso o ideal é sair mais cedo e estar adiantado.

Antes de viajar, verifique com seu chefe (ou com outra pessoa que irá lhe acompanhar) se as reservas para quartos de hotel já foram feitas. É comum que o chefe pense que o funcionário irá reservar e vice-versa. Para essa situação chata não ocorrer, verifique e se necessário reserve antes de viajar.

É importante lembrar, que mesmo nos momentos de descontração da viagem, o profissional poderá estar sendo avaliado pela empresa e por seus superiores. Eles poderão analisar sua postura com as normas e políticas da empresa, seu relacionamento com os colegas, e eventualmente com fornecedores e clientes da empresa.

Além disso, poderão avaliar a maneira como você utiliza os recursos da empresa como equipamentos (celular, notebook) e financeiros sendo econômico nos seus gastos pessoais que serão reembolsados ou pagos por ela.


Por fim, esteja sempre adiantado. Nada de se atrasar para reuniões e eventos sociais!

Ao viajar à trabalho, lembre-se sempre destas três regras: vista-se adequadamente, não se atrase e não se esqueça das reservas!

Nenhum comentário: