Páginas

As eternas regras de etiqueta à mesa

Não importa quanto tempo passe, tem coisas que devem manter-se inalteradas! As regras de etiqueta social, por exemplo, é uma delas. Nada mais prazeroso que sentar-se à mesa com pessoas educadas e elegantes, não é mesmo?

Então, veja a seguir os princípios básicos sobre etiqueta à mesa que devem ser seguidos por todos: 


Sobre talheres

Posicionados nas laterais do prato (os de sobremesa, menores, ficam acima), os talheres devem ser usados de fora para dentro. Ou seja, no primeiro prato use os que estão
colocados mais distantes dele e assim por diante. Regrinha básica!

A mão direita manipula a faca e a esquerda leva a comida á boca. Segure os talheres quase na ponta, jamais apóie na lâmina da faca, nos dentes do garfo ou na cuia da colher.

Fique atento e não "mergulhe” o rosto no prato. São os braços e as mãos que devem levar o garfo ou colher em direção à boca. E ao terminar, repouse os talheres paralelos no prato – nunca cruzados.

Não deixe a colher da sobremesa ou do cafezinho dentro da taça ou da xícara. Coloque-a no prato ou pires que acompanha a taça.

Não fique “dançando” com os talheres da mão esquerda para a direita ou vice-versa. E não esqueça que picar todos os alimentos para comê-los com o garfo ou a colher é um péssimo hábito!

Espero que tenham gostado das dicas de hoje. Até breve!

Nenhum comentário: