Páginas

Como se apresentar de maneira elegante

Devemos levar em conta algumas regras básicas quando o assunto é apresentação pessoal. Saber utiliza-las demonstra educação e destreza no trato interpessoal.



Veja a seguir quais são:

Ao ser apresentado, se estiver sentada, a pessoa deve se levantar. Esta regra se aplica aos homens. Se não levantar-se, pode parecer que está desinteressado ou alheio. As mulheres, se estiverem sentadas, só devem levantar-se se a pessoa apresentada for a anfitriã ou uma senhora de idade.

Quando lhe cabe apresentar alguém, diga o nome completo da pessoa e algo que propicie o início de uma conversa. O "olá!" e o "como vai?" são considerados cumprimentos padrões. Você não precisa usar aquele tradicional "muito prazer!"

As mulheres também se cumprimentam apertando as mãos Se a mulher estiver participando de um evento de gala, não precisa tirar as luvas para cumprimentar. Porém, é bom lembrar que deve tirá-las se for comer.

Outra coisa importante que deve ser observada, tanto por homens como por mulheres, é que o tapinha nas costas e os beijinhos devem ser evitados sempre, a menos que haja grande intimidade e a ocasião permita esse tipo de carinho.

Pode ocorrer, também, que a pessoa apresentada, por uma questão de descortesia, não estique a mão para receber o cumprimento. O que fazer? Se ao esticar a mão para apresentar-se a alguém, ela não retribuir esse gesto, retire a mão mas continue a apresentação. Esta atitude é a correta.

Para apresentar alguém a um grupo, aproveite o momento em que estiverem reunidos e diga o nome da pessoa e o cargo que ocupa. Simples assim! Nas apresentações para um grupo estão dispensados os apertos de mão.

Nenhum comentário: