Páginas

Eventos empresariais

É muito comum recebermos convites para eventos corporativos, como coquetéis e conferências, por exemplo. E é fundamental saber como se comportar para passar a melhor imagem possível.



É comum que muitos eventos empresariais reúnam representantes de diversas empresas. Isto pode ser uma boa oportunidade para fazer contatos e até criar relações, que podem eventualmente, se transformar em negócios futuros.


Muitos funcionários ficam intimidados com este tipo de evento, por não saberem como agir e se posicionar. Não apenas os tímidos, mas é normal que muitos desistam de marcar presença nestes eventos tão importantes. O que falar, o que usar (traje), com quem conversar, são algumas das dúvidas comuns que algumas pessoas têm ao receber um convite para um evento empresarial.


Vamos ver agora algumas dicas de como se comportar em eventos da empresa.

Antes de qualquer coisa, pesquise e tente saber como será o traje do evento. Se não conseguir descobrir, pergunte a alguém que também estará presente. É fundamental estar vestido adequadamente.


Evite chegar atrasado. O ideal é chegar no horário marcado ou então 10 minutos antes. Se ocorrer algum imprevisto, avise o responsável.

Jamais beba excessivamente. É totalmente deselegante e pode acabar criando uma má impressão. Além disso, lembre-se de que no outro dia você voltará ao trabalho normalmente, e todos irão lembrar. Assim como a bebida, coma moderadamente!


No Brasil, não temos o costume de colocar o horário de término do evento, por isso é necessário ficar atento e usar o bom senso. O horário de término irá depender da ocasião, da formalidade e até da animação da festa. Não é obrigatório ser o primeiro a sair do evento, mas também não é elegante ser o último (a não ser que você esteja ajudando o anfitrião ou seja o anfitrião). Não é necessário ficar se despedindo de todas as pessoas, apenas sair com discrição.


Se for convidado para um evento corporativo, mas infelizmente não puder comparecer, o ideal é informar com a maior antecedência possível.


Lembre-se sempre de que é um evento corporativo. Apesar de não estar no ambiente de trabalho, é um "evento do trabalho". Ou seja, mantenha os bons modos. Nada de falar mal do trabalho, da empresa ou do chefe (até porque na maioria das vezes, este estará presente). Preserve suas boas relações e seu emprego. E não se esqueça de que no dia seguinte, tudo volta ao normal e o trabalho continua!

Cuidado com o uso excessivo do celular. Aproveite este momento para conhecer outras pessoas, ou então conversar com outros funcionários de seu dia-a-dia do trabalho. Apresente-se às pessoas, entre em rodas de conversa e vá criando novas amizades empresariais. Se for tímido, o ideal é preparar-se para realizar a melhor abordagem.

Se o objetivo for criar relacionamentos no mundo corporativo, não vá a um evento corporativo sem estar informado. É fundamental saber o que exatamente a sua empresa faz e estar informado sobre o mercado.

Nenhum comentário: