Páginas

Festas da empresa

As comemorações e festas da empresa são momentos para descontrair, mas é necessário tomar cuidado para não cometer nenhuma gafe. Lembre-se de que no outro dia, tudo volta ao normal e o trabalho continua.


As confraternizações de fim de ano, por exemplo, são feitas para que as organizações possam agradecer aos colaboradores pelo trabalho feito durante o ano e comemorar as conquistas dos objetivos e metas obtidas.

Nada de faltar nas comemorações! Se você não for, pode acabar passando a impressão de que não gosta da empresa ou dos colegas com quem trabalha. Mesmo que não tenha muita vontade, o ideal é comparecer. Essa será uma ótima oportunidade para conhecer seus superiores em um ambiente casual, além de ser uma chance de conversar com os colegas de trabalho e conhecer pessoas novas.

Se por algum motivo, não puder comparecer à confraternização, comunique o quanto antes o motivo aos organizadores, colegas e superiores. Assim, eles irão perceber que você se importa com eles e com a empresa.

Veja abaixo algumas dicas importantes para não errar no dia da confraternização de sua empresa:

VisualÉ uma festa de trabalho, então, cuidado com o tipo de traje que irá vestir. A primeira dica é analisar qual será o tipo de evento. Algumas informações já ajudam, como o local e o horário da confraternização.

As mulheres devem tomar cuidado com os decotes e também com o movimento de saias e vestidos. O comprimento também não deve ser muito curto, para não passar uma imagem vulgar. Os homens, assim como as mulheres, devem evitar misturar cores muito chamativas e o excesso de acessórios. Se você aparecer na confraternização com roupas casuais num evento mais formal, isso irá lhe dará um ar desconfortável ao resto da festa. O contrário também se aplica.

Se todos que trabalham na empresa forem direto para a festa após o trabalho, não se preocupe! Não haverá tempo para se trocar o que significa você está adequado.

Fotografias - Cuidado com o excesso de fotos. É legal sim registrar o momento com fotos, porém não é necessário fotografar cada ação e cada momento das pessoas, certo?

Fotografe apenas os momentos mais importantes da confraternização. Além disso, nunca saia tirando fotos de todos sem eles permitirem. Cuidado também ao sair publicando as fotos em redes sociais. Nem todas as pessoas aprovam isso. Se tiver dúvidas, pergunte ou não poste.

Troca de PresentesEm festas de fim de ano, é normal que as pessoas façam a famosa brincadeira de “Amigo Secreto”. Porém, existem algumas regras de etiqueta que devem ser respeitadas ao fazer a troca de presentes.

No trabalho, devemos ter alguns cuidados ao escolher o presente. Os funcionários que têm amizade devem agir sempre com discrição para não causar antipatia com o resto do grupo.

Ao escolher o presente para seu "amigo secreto", procure sempre respeitar os valores pré-definidos e evite presentes muito pessoais como perfumes, lingeries, etc. Se desejar presentear um único colaborador, tente entregar o presente separado, para deixar a atitude menos pessoal.


Outros cuidadosÉ essencial manter o controle e evitar excessos numa festa de empresa. Não comer e beber demais, não falar muito alto, não falar palavrões, não usar muitas gírias. Estas são dicas simples, que podem e devem ser evitadas, para não estragar sua reputação na empresa.

Lembre-se de que este é um momento para conversar, descansar e relaxar. Não é hora para ficar falando apenas de assuntos do trabalho. Além disso, evite assuntos polêmicos! E antes de levar algum amigo ou a família para a festa da empresa, pergunte se é permitido.

Nada de atrasar! Como falamos na lição anterior, pontualidade é essencial, independente se está chegando ao trabalho ou na confraternização da empresa.

Fique atento também ao momento final da confraternização. É deselegante ficar até o fim da festa ou ser convidado a se retirar. Mesmo que a ocasião pareça informal, tome cuidado e respeite seus superiores. Esse não é o momento para falar de maneira totalmente informal com a administração.

Durante a confraternização, jamais exponha a sua vida pessoal. Além disso, nada de fofocar sobre os colegas de trabalho e nunca fale mal do trabalho. Por fim, misture-se e aproveite este tempo para conversar e conhecer seus colegas e chefes. Lembre-se de escutar, e não apenas falar.

Nenhum comentário: